A CORRETA MANUTENÇÃO DOS CALÇADOS
Todos nós sabemos a importância no cuidado que devemos manter com nossos pés, para uma vida mais duradoura e saudável. Passa também, no trabalho, pelo uso de calçados adequados, que nos proporcionem segurança e conforto. Daí vem a existência de calçados de segurança para o trabalho, tão bem difundido nos meios apropriados, e os custos inerentes a tal necessidade.
Entretanto, com baixa frequencia é dada a devida importância em sua manutenção, que passa por asseio e conservação.
Prioritariamente, devem ser asseados, pelo menos uma vez por semana, consistindo na parte externa,
em limpeza na parte superior, com pano úmido e lavagem com água e sabão no solado.
Para aumento de sua vida útil e elegância, a higinização externa, deve ser completada com gel de silicone, desses que se usam nos automóveis e de vez em quando, graxa.
Já na parte interna, é extremamente importante a higinização com pano úmido e principalmente, lavagem da palmilha, que absorve muitas bactérias e odor, o tal chulé.
Embora o calçado de segurança, em condições normais de uso, dure quase um ano ou mais, o mesmo não ocorre com a palmilha, cuja duração, é em média de 4 a seis meses, sendo que a partir daí deixa de atender plenamente o usuário.
Recomendamos então aos responsáveis das áreas que orientem sempre seus colaboradores em tal sentido, e tenham disponíveis em seus estoques, palmilhas, como também cadarços, no caso de calçados de segurança com esta característica.
Palestras e cartazes afixados em pontos estratégicos, são muito eficazes.
Em nossa empresa, dispomos também destes artigos!